Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

6 de junho – Dia Nacional de Luta contra Queimaduras.

Dia Nacional de Luta contra Queimaduras

Neste ano, o tema será “Álcool e fogo: mantenha distanciamento. Contra queimaduras, prevenção é a vacina.” A escolha se deve pelo aumento do uso da substância com a pandemia de coronavírus. “O álcool é um produto inflamável, culturalmente muito presente nos lares brasileiros, principalmente para limpeza de superfícies e, agora, com uso estimulado prevenção ao coronavírus. Isso aumentou os acidentes com queimaduras. As pessoas lidam de forma descuidada, não sabendo o potencial de queimar”, destaca o presidente da SBQ, José Adorno.

Data foi instituída em 2009 para alertar sobre os principais fatores de risco para esses acidentes

O risco foi aumentado após o álcool ter se tornado o principal aliado na prevenção à covid-19. No início da pandemia, com a escassez de álcool em gel, principal produto utilizado para higienização de mãos e superfícies, a Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa) ainda liberou a venda do produto na graduação 70% para o público em geral.

 

O brasileiro tem como hábito o uso de álcool para higienização de ambientes e utensílios, mesmo antes da pandemia. Em populações de baixa renda, o etanol ainda é muito utilizado para cozinhar, em substituição ao gás de cozinha que, por vezes, tem custo mais elevado.

Dia Nacional de Luta contra Queimaduras

As queimaduras podem ser classificadas em:

– Primeiro grau: área avermelhada, quente e dolorosa. Atinge somente a camada mais superficial da pele e regride em cerca de uma semana, sem deixar cicatrizes.

 

– Segundo grau: ocorrem bolhas e muita dor. Atinge duas camadas da pele e pode causar cicatrizes.

 

– Terceiro grau: indolor. Lesão branca ou marrom, seca e endurecida. Acomete todas as camadas da pele, podendo atingir tendões, músculos e ossos. Pode gerar deformidades.

Dia Nacional de Luta contra Queimaduras
Dia Nacional de Luta contra Queimaduras
Vamtam
Vamtam

Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipiscing elit dolor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *