Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Exame MAPA, como é feito e para que serve.

Exame M.A.P.A

O exame de Monitoração Ambulatorial da Pressão Arterial (MAPA) é um exame usado para a verificação da pressão arterial de forma mais aprofundada. Enquanto o aferidor (esfigmomanômetro) verifica apenas a pressão sanguínea momentânea, o MAPA consegue acompanhar as oscilações durante determinado tempo.

 

Quando após algumas aferições da pressão ainda há dúvidas se o paciente é realmente hipertenso ou apresenta apenas pressão alta por ficar nervoso durante a medição da pressão arterial, o ideal é solicitar um exame chamado M.A.P.A (Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial).

O QUE É MAPA 24 HORAS?

O MAPA é um aparelho semelhante a um gravador portátil, que coleta as informações sobre a condição do paciente, de acordo com as condições externas.

Este exame é feito através da instalação de um aparelho de pressão ao redor do braço que fica conectado à uma pequena máquina que registra as medidas, no entanto, não impede da pessoa realizar tarefas como comer, caminhar ou trabalhar. Geralmente, o aparelho mede a pressão a cada 30 minutos e ao final do exame o médico poderá visualizar um relatório com todas as medidas feitas durante 24 horas

O exame MAPA é recomendado por um cardiologista para medir a pressão arterial em um período de 24 horas durante a realização de atividades habituais e é indicado nas seguintes situações:

Exame MAPA

QUANDO O EXAME MAPA É INDICADO?

– Diagnosticar hipertensão arterial sistêmica;

– Avaliar sintomas de hipotensão;

– Verificar a presença de hipertensão do avental branco, em pessoas que apresentam pressão alta somente quando vão ao consultório;

– Analisar a pressão alta durante a gravidez;

– Avaliar a eficácia dos medicamentos para pressão alta.

Vamtam
Vamtam

Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipiscing elit dolor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *