Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

17 de maio Dia Mundial de Hipertensão Arterial

Hipertensão Arterial

Estatísticas globais indicam que apenas 50% dos indivíduos adultos com hipertensão estão cientes de que têm PA e apenas 14% são pessoas que controlam seus níveis de pressão (em países de baixa e média renda esse percentual cai para cerca de 8%).

A hipertensão arterial ou pressão alta, é uma doença que ataca os vasos sanguíneos, coração, cérebro, olhos e pode causar paralisação dos rins. Ocorre quando a medida da pressão se mantém frequentemente acima de 140 por 90 mmHg. Essa doença é herdada dos pais em 90% dos casos.

Sintomas da hipertensão arterial

Tontura, falta de ar, palpitações, dor de cabeça frequente e alteração na visão podem ser os sinais de alerta, entretanto, a hipertensão geralmente é silenciosa, sendo importante medir regularmente a pressão arterial.

Principais causas da hipertensão arterial:

Obesidade, histórico familiar, estresse e envelhecimento estão associados ao desenvolvimento da hipertensão. O sobrepeso e a obesidade podem acelerar em até 10 anos o aparecimento da doença. O consumo exagerado de sal, associado a hábitos alimentares não adequados também colaboram para o seu surgimento.

 

A pressão alta não tem cura, mas tem tratamento e pode ser controlada. Somente o médico poderá determinar o melhor método para cada paciente, mas além dos medicamentos disponíveis atualmente, é imprescindível adotar um estilo de vida saudável:

A Hipertensão arterial resistente (HAR), a Hipertensão arterial – estágio 3, além da Hipertensão arterial – estágios 1 e 2 com lesão e órgão alvo são comorbidades para Covid-19

DRA. Alicia Arce - Cardiologista

Como prevenir a hipertensão arterial

– Manter o peso adequado, se necessário, mudando hábitos alimentares;

– Não abusar do sal, utilizando outros temperos que ressaltam o sabor dos alimentos;

– Praticar atividade física regular;

– Aproveitar momentos de lazer;

– Abandonar o fumo;

– Moderar o consumo de álcool;

– Evitar alimentos gordurosos;

– Controlar o diabetes.

Vamtam
Vamtam

Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipiscing elit dolor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *